Teniente Anderson Santana
El 1° Teniente de Policía Anderson Santana sirve en la Policía Militar de São Paulo y es piloto de un AS-350.

www.fuerzasmilitares.org (10AGO2016).- El 1° Tenente de Polícia Anderson Santana Silva, pertenece al cuerpo aéreo de la Polícia Militar do Estado de São Paulo, (GRPAe - Grupamento Aéreo de Rádio Patrulha de São Paulo), es un Águia (Águila) de la Polícia Militar Brasilera. Él vuela un helicóptero AS-350 en apoyo a las operaciones policiales, a las demás autoridades de la jurisdicción, y en apoyo a la población civil.

El Teniente Santana amablemente ha accedido a concedernos una entrevista, para contarnos un poco sobre su trabajo y expresar su opinión sobre el proceso de paz en Colombia. Sus respuestas están en portugues, idioma afin al español, que con excepción de algunas palabras permite una traducción intuitiva.

¿Por qué decidió ser policía, qué lo motivó?

Escolhi ser policial em razão da admiração despertada em mim durante minha infancia.

¿Cuál es su especialidad policial, y por qué la escogió?

Atualmente sou piloto policial de helicópteros e escolhi esse ramo de atuação pela relevancia oporeacional apresentada em associação a realização de um dos maiores sonhos das pessoas que é a possibilidade de voar.

Haciendo un balance, ¿está satisfecho con su carrera en la policía, era lo que esperaba?

Em geral estou satisfeito sim. Evidentemente nem tudo é como imaginamos antes de conhecermos pessoalmente, mas posso afirmar que em relação a minha atividade estou plenamente satisfeito.

¿Cuál es la experiencia que más recuerda de su vida en la policía?

Uma intervenção em uma área de uso e venda de entorpecentes onde pude observar o estado de degradação que uma pessoa pode alcançar. Aquilo marcou bastante.

¿Cuál ha sido su mayor logro como oficial de la policía?

Meu ingresso na Academia de Formação de Oficiais, pois foi o marco do meu sucesso em alcançar uma carreira promisora.

¿A qué se dedica actualmente en el terreno profesional?

No aperfeiçoamento das técnicas de pilotagem policial.

¿Qué aeronaves sabe volar?

O AS350 (Squirrel) e o CBi 300 schweizer.

¿Cuale son las misiones que desarrolla en un día normal?

Suporte aéreo para as atividade de policía ostensiva, transporte de autoridades e suporte para socorro médico e evacuação aeromédica

¿Cuál ha sido la misión más difícil que ha tenido que realizar?

Um resgate de um grupo de aventureiros na Serra do Mar em São Paulo, Brazil, onde alguns estavam extremamente debilitados e feridos e tivemos que retirá-los da área de risco em uma área de difícil aproximação e levá-los para um local seguro.

Por favor, ¿puede darnos su opinión sobre el actual proceso de paz que adelanta el Gobierno Colombiano con el grupo FARC?

Não tenho muitas informações sobre o proceso em questão, mas acredito que a pacificação das relações entre ese principal grupo e as forças regulares de aplicação da lei colombianas é um sonho há muito tempo esperado pela população e que pelas noticias que nos chegam tem avançado bastante nos últimos anos, inclusive com grande suporte dos Estados Unidos da América.

¿Cómo se beneficiará la región con la paz en Colombia?

Acredito que com a pacificação na Colombia a estabilidade regional no campo comercial e turístico terá muito a ganar, promovendo maior injeção de recursos financeiros e a ampliação da possibilidade de melhorias públicas para toda a população colombiana como sulamericana em geral que disporá de mais campos para negociação.

¿Cuáles son las principales amenazas externas que afectan a Brasil?

Acredito que as maiores ameaças externas para o Brasil sejam as invasões de grupos narcotraficantes pelo norte e noroeste do continente que inserem em nossas fronteiras uma grande quantidade de armas e drogas, dificultando muito o combate ao crime interno.

¿Cuáles diría usted son los principales problemas internos que debe enfrentar Brasil?

Entre os principais problemas estão justamente a atuação de grupos organizados de narcotraficantes, traficantes de armas e atos de improbidades que tornam a aplicação da lei extremamente difícil.

Acredito que a globalização da segurança pública e a ampliação das realações entre as forças de segurança internacionais é fundamental para o aprimoramento do combate ao crime e a aplicação da lei, ações indispenáveis para a melhoria na qualidade de vida da população em geral, já que atualmente o crime utiliza todas a ferramentas disponíveis para promover suas ações detituosas.

 

Aclaración: Las opiniones aquí expresadas por el 1° Teniente Santana son a título personal y en nada comprometen a la Polícia Militar do Estado de São Paulo.

 

(Douglas Hernández, Medellín)